“Paciência, amizade, tempo de crescer, cuidado…”.
É o que nossas crianças precisam e esperam de nós!

O Centro de Voluntariado de Apoio ao Menor (CEVAM) é uma entidade sem fins lucrativos idealizada e concretizada por um grupo de voluntários, que constataram dificuldades na viabilização e execução de programas às crianças e aos adolescentes acolhidos institucionalmente. Fundada em Belo Horizonte, em 1982, mas oficializada em cartório apenas em 1986, o CEVAM tem como missão a promoção e a defesa do direitos das crianças e dos adolescentes acolhidos.

CEVAM atua por meio de seus prestadores de serviços voluntários (Lei n.º 9.608/1998), e, conta com uma equipe técnica formada por profissionais com ampla experiência na temática de acolhimento institucional e adoção: psicólogos, advogados, assistentes sociais e educadores. A entidade, ainda, é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/BH) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

A duas mãos – CEVAM e Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ/MG)/Vara da Infância e da Juventude BH (Cível) –  foi elaborado e implementado o Programa Com Viver, o qual vem se desenvolvendo ininterruptamente ao longo dos últimos 20 (vinte) anos, consolidado pelo Art. 6º da Portaria 09/2003, e, atualmente, pelo disposto na Resolução nº 132/2016 do CMDCA/BH.

De 2004 a 2019, o Programa realizou o total de 5.810 Apadrinhamentos Afetivos, sendo que 16.683 grupos familiares foram contemplados pelo Programa. Atualmente, o CEVAM atende cerca de 107 crianças/adolescentes na modalidade de apadrinhamento permanente e 102 na modalidade de apadrinhamento de natal (dados de Dezembro de 2019).